(66) 3545-4700
Home Notícias aeroporto-regional-de-sorriso-e-referencia-no-1-workshop-aeroportuario-de-mato-grosso

Prefeitura Municipal de Sorriso


Aeroporto Regional de Sorriso é referência no 1º workshop aeroportuário de Mato Grosso
sexta, 29 de setembro de 2017
sexta, 29 de setembro de 2017

O Aeroporto Regional Adolino Bedin, de Sorriso, foi um dos cases positivos apresentados nesta manhã (29), em Cuiabá, no 1º Workshop de Gestão de Aeroportos e Aeródromos Regionais de Mato Grosso. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, pontua que o exemplo de Sorriso foi escolhido para detalhar o programa de investimentos realizados em parceria pela Prefeitura Municipal e a sociedade civil organizada.

Drusina destaca que o Estado conta com 22 aeroportos homologados. “Destes, apenas sete operam com equipamentos que permitem a realização de vôos noturnos e Sorriso está entre estes sete aeroportos”, salienta.

Durante o Workshop, o representante da Comissão Pró- Aeroporto, Éderson Dal Molin (Xuxu), palestrou destacando as potencialidades e caminhos para a autossustentabilidade do Aeroporto Regional Adolino Bedin. Dal Molin frisou o fato da Comissão e o município estão trabalhando no plano de concessão do aeroporto. "A intenção é terceirizar. E como já somos referência para vários municípios e serviços, também vamos trabalhar o plano tarifário para diminuir os gastos do município", explica. Dal Molin destaca ainda que o aeroporto local é um dos destaques da logística sorrisense, contribuindo com a geração de renda e trabalho. "Outra tendência tem sido o o uso da infraestrutura do Adolino Bedin como base em UTI's aéreas", lembrou o palestrante. O outro case apresentado foi o do município de Querência.

Cerca de 150 pessoas participam do workshop. No início do encontro, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, falou sobre a visão do Estado de Mato Grosso para o setor aeroportuário.  Até o fim do dia, serão debatidos temas como homologação, certificação, outorga, TCT, convênios, planos aeroportuários, administração aeroportuária, Pró-Aeroportos, programa Voe MT, concessão e infraestrutura.

O evento é uma promoção do Governo do Estado em parceria com a MT Parcerias S.A (MT PAR), uma sociedade de economia mista criada pelo Governo do Estado para promover Parcerias Público Privadas (PPPs) e Concessões. O workshop integra a agenda do 5º Encontro – Parcerias que Transformam.

Além de Drusina e Dal Molin, o vereador sorrisense Marlon Zanella também participa do encontro. A intenção é buscar mais informações acerca da sistemática de funcionamento da área.

Estratégias de desenvolvimento

À tarde, também na capital do Estado, a partir das 14h, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Drusina, deve participar de um encontro com os demais secretários da mesma pasta no Mato Grosso. Além de discutir linhas de crédito e de incentivo fiscal para os municípios, os secretários irão participar de uma palestra com Arnaldo Júnior Farias.

O palestrante é consultor do Sebrae, ex-prefeito de Cabaceiras/PB, ganhador do prêmio nacional Prefeito Empreendedor e do prêmio Gestão e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Divulgação